Os dias atuais são assuntos comum as famílias, também são comuns os repetidos discursos da maioria dos pais elencando sua lista de dificuldades na criação adequada dos filhos, muitos põe a culpa nas leis modernas que dão muita liberdade e muitos "direitos" aos infantes, outros dizem que os tempos mudaram e que hoje é impossível ensina-los corretamente, pois os pais perderam a autoridade. O fato é que realmente os tempos mudaram, como outros tempos anteriores a nós mudaram e certamente os tempos posteriores a nós mudarão também, e que ótimo que hoje os jovens tem direitos, é assim que deve ser, hoje são considerados pessoas, sujeitos de direitos iguais aos demais, agora a perca de autoridade, ah ... sim... essa questão requer um entendimento primeiro da vida pessoal e familiar de cada um, como eu enxergo o exercício da autoridade, qual é didática que aplico na minha vida familiar, os filhos são nossa continuidade, de certo que se educamos com violência, eles aprenderão a violência, se educamos com autoritarismo, eles aprenderão o autoritarismo, se educamos com relaxamento, eles aprenderão o relaxamento, se educamos sem ordem, eles aprenderam a desordem, mas se educamos com amor, respeito, doutrina e bons exemplos, isso os fará libertos e preparados para uma vida de justiça, repetindo o amor, o respeito, os bons exemplos, respeitando hierarquia e doutrina, sem a necessidade de imposições e muito menos, uso de força, poderão discordar mas o farão com respeito.
Nesse contexto trago aqui, algo de maior valor, fonte absoluta de informação e sabedoria, porém ignorado por muita gente quando se trata de sua vida pessoal e familiar e pouco ou nunca consultado quando se trata de educar filhos... A BÍBLIA !!! Interessante como as instruções são completas e absolutamente corretas e claras, logo pesquisei e separei algumas passagens que nos servem de fonte para as respostas que procuramos, podemos chamar isto de receita (porque não) pois o resultado de seguir esta iluminadas passagens certamente nos trará ganhos absolutos em nossa relação com os filhos... são 6 (seis) citações, boa leitura, inspiração e atitude ...
1- GÊNESIS 2:24 "Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne".
- A cumplicidade entre o marido e a esposa é algo que dá segurança aos filhos. Eles percebem quando os pais se dão bem, que existe amor e respeito na relação. Além de trazer paz para o convívio da família, será o principal exemplo que os filhos terão de como se relacionar com outra pessoa no futuro.
2- PROVÉRBIOS 22:6 "Educa a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele".
- Educar um filho é a responsabilidade dos pais. Escola, igreja ou outra instituição estão para os pais como um suporte, uma ajuda. Os limites são estabelecidos pelo pai, mãe ou responsável legal.
3- DEUTERONÔMIO 6:6-7 "E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te".
- Mais uma vez uma passagem que nos diz que devemos ensinar nossos filhos. Além disso, podemos observar a importância de estar presentes na vida deles, aproveitando o tempo com atividades que deixarão boas lembranças no decorrer do tempo.
4- TIAGO 1:19 "Todo homem tem que ser rápido no ouvir, vagaroso no falar, vagaroso no furor".
- Quem não tem vontade de estourar quando um filho adolescente bate a porta do quarto ou responde de forma grosseira? E as crianças pequenas que não sabem como uma bola batendo insistentemente na parede pode irritar qualquer um? Respirar fundo, acalmar-se e estar aberto ao diálogo é uma boa forma de se conectar amorosamente com o filho. E mais uma vez, ser o exemplo de equilíbrio que as crianças e adolescentes tanto precisam.
5- JOÃO 15:19 "Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia".
- O mundo tem muitas coisas a oferecer aos nossos filhos. Porém, muitas delas são destrutivas. Drogas, crimes, uma vida com luxúria e sem limites morais podem ser atrativos para os jovens. Podemos criar costumes familiares, alicerçados no amor, na honestidade, na oração, na frequência à igreja e até no estudo da Bíblia, que irão desestabilizar qualquer influência da mídia ou de colegas. Assim ensinaremos nossos filhos a estarem no mundo, mas não pertencerem a ele.
6- COLOSSENSES 3:20-21 "Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo".
- Aqui vemos que os filhos têm obrigações com os pais.Porém, os pais também têm com os filhos. Uma fala cheia de nervosismo, gritos e impaciência minam o bom relacionamento. São atos que podem causar mágoas e tristeza para ambos. A disciplina com repeito dá mais resultados do que a disciplina imposta com violência física ou moral.
Por
Lincoln Carvalho, Consultor e Orientador Social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário