segunda-feira, 19 de junho de 2017

A educação dos filhos e a Bíblia !!!


Os dias atuais são assuntos comum as famílias, também são comuns os repetidos discursos da maioria dos pais elencando sua lista de dificuldades na criação adequada dos filhos, muitos põe a culpa nas leis modernas que dão muita liberdade e muitos "direitos" aos infantes, outros dizem que os tempos mudaram e que hoje é impossível ensina-los corretamente, pois os pais perderam a autoridade. O fato é que realmente os tempos mudaram, como outros tempos anteriores a nós mudaram e certamente os tempos posteriores a nós mudarão também, e que ótimo que hoje os jovens tem direitos, é assim que deve ser, hoje são considerados pessoas, sujeitos de direitos iguais aos demais, agora a perca de autoridade, ah ... sim... essa questão requer um entendimento primeiro da vida pessoal e familiar de cada um, como eu enxergo o exercício da autoridade, qual é didática que aplico na minha vida familiar, os filhos são nossa continuidade, de certo que se educamos com violência, eles aprenderão a violência, se educamos com autoritarismo, eles aprenderão o autoritarismo, se educamos com relaxamento, eles aprenderão o relaxamento, se educamos sem ordem, eles aprenderam a desordem, mas se educamos com amor, respeito, doutrina e bons exemplos, isso os fará libertos e preparados para uma vida de justiça, repetindo o amor, o respeito, os bons exemplos, respeitando hierarquia e doutrina, sem a necessidade de imposições e muito menos, uso de força, poderão discordar mas o farão com respeito.
Nesse contexto trago aqui, algo de maior valor, fonte absoluta de informação e sabedoria, porém ignorado por muita gente quando se trata de sua vida pessoal e familiar e pouco ou nunca consultado quando se trata de educar filhos... A BÍBLIA !!! Interessante como as instruções são completas e absolutamente corretas e claras, logo pesquisei e separei algumas passagens que nos servem de fonte para as respostas que procuramos, podemos chamar isto de receita (porque não) pois o resultado de seguir esta iluminadas passagens certamente nos trará ganhos absolutos em nossa relação com os filhos... são 6 (seis) citações, boa leitura, inspiração e atitude ...

1- GÊNESIS 2:24 "Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne".

- A cumplicidade entre o marido e a esposa é algo que dá segurança aos filhos. Eles percebem quando os pais se dão bem, que existe amor e respeito na relação. Além de trazer paz para o convívio da família, será o principal exemplo que os filhos terão de como se relacionar com outra pessoa no futuro.

2- PROVÉRBIOS 22:6 "Educa a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele".

- Educar um filho é a responsabilidade dos pais. Escola, igreja ou outra instituição estão para os pais como um suporte, uma ajuda. Os limites são estabelecidos pelo pai, mãe ou responsável legal.

3- DEUTERONÔMIO 6:6-7 "E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te".

- Mais uma vez uma passagem que nos diz que devemos ensinar nossos filhos. Além disso, podemos observar a importância de estar presentes na vida deles, aproveitando o tempo com atividades que deixarão boas lembranças no decorrer do tempo.

4- TIAGO 1:19 "Todo homem tem que ser rápido no ouvir, vagaroso no falar, vagaroso no furor".

- Quem não tem vontade de estourar quando um filho adolescente bate a porta do quarto ou responde de forma grosseira? E as crianças pequenas que não sabem como uma bola batendo insistentemente na parede pode irritar qualquer um? Respirar fundo, acalmar-se e estar aberto ao diálogo é uma boa forma de se conectar amorosamente com o filho. E mais uma vez, ser o exemplo de equilíbrio que as crianças e adolescentes tanto precisam.

5- JOÃO 15:19 "Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia".

- O mundo tem muitas coisas a oferecer aos nossos filhos. Porém, muitas delas são destrutivas. Drogas, crimes, uma vida com luxúria e sem limites morais podem ser atrativos para os jovens. Podemos criar costumes familiares, alicerçados no amor, na honestidade, na oração, na frequência à igreja e até no estudo da Bíblia, que irão desestabilizar qualquer influência da mídia ou de colegas. Assim ensinaremos nossos filhos a estarem no mundo, mas não pertencerem a ele.

6- COLOSSENSES 3:20-21 "Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo".

- Aqui vemos que os filhos têm obrigações com os pais.Porém, os pais também têm com os filhos. Uma fala cheia de nervosismo, gritos e impaciência minam o bom relacionamento. São atos que podem causar mágoas e tristeza para ambos. A disciplina com repeito dá mais resultados do que a disciplina imposta com violência física ou moral.

Por
Lincoln Carvalho, Consultor e Orientador Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participação e entrevista no Programa Exporte Vale, contei toda a história do Conselho neste programa !!!

PARA ASSISTIR O VÍDEO NA ÍNTEGRA BASTA CLICAR  NA IMAGEM E FAZER O LOGIN NO FACEBOOK